Vaidade das Vaidades






Estive lendo, pesquisando, pensando e cheguei a uma conclusão sobre os motivos que levam tanta gente ir de mal a pior em determinada área da vida – ou várias.

O ser humano, dotado de fé ou não, tem a tendência de se castigar, de se sabotar o tempo todo. Lendo alguns livros – que não citarei aqui por motivos pessoais – percebi, para a minha surpresa, o óbvio que nem mesmo eu tinha percebido.
Nós mesmo que atraímos todo o mal que nos acontece. Nós mesmos, com nossa falta de amor-próprio e a falta de compromisso com o nosso bem-estar.
Nós, mesmo que inconscientemente, travamos uma batalha silenciosa com o nossos sonhos e desejos, bloqueando-os, impedindo-os de se realizarem. Sem saber, prometemos a nós mesmos não deixar que essas coisas aconteçam, prometemos não evoluir  como pessoas, como irmãos, como pais, ou até mesmo, no amor.
Devido a algumas decepções que por ventura – ou desventura – criamos essa imagem. Achamos que não merecemos as bênçãos, achamos que não merecemos ter sucesso, sermos amados e respeitados enquanto indivíduos.
E assim, toda oportunidade que nos bate à porta é rejeitada e dizemos para nós mesmo: “Não mereço isso.”

E a oportunidade vai embora, rejeitada.

Existe solução para este problema. E como a maioria das soluções, no que se refere à nossa vida, não é fácil, mas os resultados são impressionantes e satisfatórios se houver comprometimento.

Pensa nas coisas que deram errado. Pense nas suas frustrações.

Vou dar um exemplo pessoal – não será fácil me expor dessa forma, mas servirá para que entendam o que quero dizer.

Eu tive dezenas de frustrações amorosas, decepções que me magoaram bastante, que me feriram bastante. Não farei uma imagem de santo de mim mesmo, também cometi meus erros no amor com pessoas especiais, mas esses erros foram cometidos por causa da promessa inconsciente que fiz: “Não ser feliz e não deixar ninguém me amar.”
Me julgava inferior, mesmo falando bem sobre o amor e o desejando, inconscientemente eu o repelia toda vez que batia à minha porta uma oportunidade real de ser feliz, de ter o que sempre quis – falando sobre relacionamentos.
Não acreditava que podia ser merecedor de amor. E isso bloqueava as tentativas do Universo – ou o nome que quiserem dar - de atender os meus desejos da alma e do coração.

Então, se eu posso lhes dar um conselho, seria este: Quebrem este acordo! Quebre essa promessa.
Mantenham seus sonhos e desejos vivos e trabalhem para realizá-los. Não desperdicem tempo e energia com coisas fúteis, Não ignorem as oportunidades e bênçãos. Deixem que o Universo conspire a favor de vocês.

Não se castiguem. Coisas ruins podem acontecer a vocês, e aconteceram, mas não sejam responsáveis diretos por isso. Entendam que essas coisas são necessárias para o nosso crescimento ou para pagar uma dívida, por causa de algum erro que cometemos, mas nunca se julguem responsáveis por tudo de ruim que acontece ou que possa acontecer.

E lembrem-se de uma frase de um escritor famoso (adorado por mim e odiado por muitos):


 “Toda bênção que não é aceita se transforma em maldição.”



Fiquem bem!








S. Paulo, 17, uma segunda-feira fria de Julho de 2012.

2 comentários:

Anônimo disse...

Também sofri muitas decepções amorosas. E ainda sofro por isso. E como minha confiança foi traída um dia, tenho cicratizes disso, como se fosse um fracasso que se repete incansavelmente. Um fracasso que se repete de várias formas, maneiras, camufladas, sejam em gestos ou palavras.
Recentemente por causa dessa cicratiz mal fechada cometi erros com a pessoa que mais amo e ainda amo. Mas já cessei em mim mesma de por essa culpa no mundo e nas pessoas inocentes, pois tenho que bloquear esse lado negativo em mim, para poder amar a si própria e permitir ser amada.

Daniela disse...

Bob Marley disse que o maior erro da humanidade é tentar tirar da cabeça o que não se consegue tirar do coração.
Jamais tenha medo de expressar qualquer tipo e de amor ou qualquer outro tipo de sentimento sendo este verdadeiro, jamais deixe que um orgulho besta te impeça de fazer algo que deseja fazer. Em hipótese alguma lute contra quem jamais conseguirá entender ou vencer... Seu coração!
Jamais lute contra seu coração. E se um dia um sentimento, te fez sofrer lembre-se que o sofrer é um estado, um mal-estar e que o mal-estar é passageiro, assim como um tempo ruim... um mal-estar é algo que não é pra sempre... o mal-estar nunca será eterno, mas o amor sim é eterno.